No período de 05 a 11 de fevereiro de 2012, o profissional da Rede de Banco de Leite Humano, Dr. Paulo Ricardo da Silva Maia (IFF/Fiocruz), e Bruno Amorim de Souza (DIRAC/Fiocruz), estiveram na cidade de Maputo, em Moçambique, para dar continuidade ao projeto de implantação do Programa de Saúde Infantil, Reprodutiva, Escolar e do Adolescente do Ministério da Saúde de Moçambique, no âmbito da cooperação técnica Brasil/Moçambique. Este projeto de cooperação tinha como objetivo possibilitar a implantação de um instituto da mulher, criança e adolescente em Moçambique.
A Coordenação de Ações Nacionais e de Cooperação do IFF/Fiocruz, formalizada em 2019, tem como objetivo articular e aprimorar estratégias e projetos que correspondam ao papel do IFF enquanto Instituto Nacional em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Sua atuação se coloca no sentido de integrar e fortalecer ações de educação, pesquisa, atenção e cooperação do instituto para apoio à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde e gestão de redes de atenção.
Plano de cooperação em saúde Brasil-EUA para o enfrentamento ao Zika e suas complicações. O documento foi elaborado com informações obtidas junto aos principais órgãos de pesquisa brasileiro, como Fiocruz, e norte-americanos. O estudo ocorreu em quatro cidades brasileiras e possibilitou a inclusão de um grande números de gestantes acompanhadas com exames frequentes e suas crianças, posteriormente, também acompanhadas até o final do primeiro ano de vida.