Coleção COC - Casa de Oswaldo Cruz

Portaria n° 159/2009 PR - Nomeação Nara Azevedo para direção | 2° mandato (2009-2013) Depoimento Paulo Gadelha Portaria  n° 5897/2019-PR - nomear Regina Marques chefia DAD Portaria nº 120/2011-PR - nomear Ana Maria Marques chefia departamento DPH Portaria nº 902/2015 - PR - Nomear Daniel Lopes chefia DPH Ato da presidência nº 059/87 - Designa Paulo Ernani Gadelha Vieira como diretor da COC Ato da presidência nº 056/87 - Constitui a COC como unidade técnica da Fiocruz Ato da presidência nº 133/89 - Aprova regimento interno da COC Anteprojeto Regimento COC aprovado em 1989 Estrutura Organizacional da COC (2016) - aguardando aprovação presidência
Resultados 211 - Exibindo 1 a 10 Mostrar tudo
Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

COC

• Nome

Casa de Oswaldo Cruz

• Criação

  • 1985 (Produção)

• Nível de descrição

Coleção

• Denominações anteriores

Área de contexto

• Histórico

A criação da COC, em 1985, e sua transformação em Unidade, em 1987, se deu em um contexto de luta contra a ditadura e afirmação da democracia no país, quando a memória e a história se configuravam como elementos importantes na vocalização e na vinculação de interesses democráticos a trajetórias históricas, de maneira a tornar esses projetos mais legítimos.
O interesse pela criação de uma unidade da Fiocruz voltada à memória emergiu neste cenário, no qual surgia no Brasil uma preocupação em buscar processos de gênese e entendimento de relações histórico-culturais, com a revitalização das discussões sobre o campo da memória, entendida como um processo de construção social, tendo a questão patrimonial ampliada para abarcar os bens intangíveis. A COC surge ainda em um momento de renovação da própria Fiocruz, que sob a presidência de Sergio Arouca se filiou ao processo da reforma sanitária, quando foi preciso recuperar e ressignificar também a tradição da saúde pública brasileira.
Ao longo de sua trajetória, a Casa acumulou larga experiência na pesquisa histórica e na prática, reflexão e criação de metodologias para lidar com os diversos artefatos de memória, sejam eles físicos, como os acervos arquivísticos, bibliográficos, museológicos, arquitetônicos e urbanísticos, sejam eles imateriais, como os elementos componentes do patrimônio cultural da saúde, experiência essa também revertida em ações de ensino e formação.

A constituição de acervos de depoimentos de história oral foi uma das primeiras frentes desenvolvidas pela unidade. Há também vasta produção bibliográfica, ao lado de guias, catálogos, inventários e obras de referência resultantes de projetos de pesquisa a respeito da história da instituição, da saúde pública brasileira e de seus personagens, algumas delas desenvolvidas em parceria com outras unidades da Fiocruz.
No campo da produção audiovisual, a COC realiza a produção de vídeos documentários e pequenas animações em divulgação científica. No campo da informação e da documentação, acumulou-se experiência na gestão de documentos e no recolhimento, captação, organização, conservação e difusão de arquivos, coleções bibliográficas e museológicas de natureza institucional e pessoal, além daquelas relacionadas à história da saúde pública. No campo da divulgação científica, cabe destacar a criação de produtos e recursos multimídias educacionais, a realização de exposições temporárias e itinerantes, além de peças teatrais e condução de visitas em espaços temáticos do campus de Manguinhos.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

• Marcos institucionais

Área de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de cópias

Descrição relacionada

Área de notas

Nota

Identidades Visuais já adotadas:

  • 1985: alt text
  • 1995: alt text
  • 2000: alt text
  • 2005: alt text
  • 2010: alt text

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Miniatura) zona de direitos

Zona da incorporação