Área de identificação
Código de referência
COC-DAD
• Nome
• Criação
- 1989 (Produção)
• Nível de descrição
Seção
• Denominações anteriores
Área de contexto
• Histórico
Em 1986, teve seu primeiro projeto, Organização e Ampliação da Documentação Iconográfica do Museu do Instituto Oswaldo Cruz , apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Seu escopo consistiu na identificação, tratamento e preservação dos negativos de vidro do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), como também a incorporação de novas coleções.
Este projeto teve como produto a publicação do livro A Ciência a caminho da roça: imagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913, no qual "O arquivo iconográfico foi o ponto de partida para uma reflexão em torno da linguagem fotográfica que, conjugada à pesquisa sobre a evolução das políticas públicas, revelou aspectos inéditos sobre a história da saúde no Brasil." (Thielen et al., p. XVI, 1991)
Paralelamente seguiram-se dois outros importantes projetos de história oral: ‘Memória de Manguinhos: Constituição de Acervo de Depoimentos Orais sobre a História da Fundação Oswaldo Cruz e das Práticas de Saúde Pública’ e ‘Memória da Assistência Médica da Previdência Social’.
Dando continuidade à parceria com a FINEP, em janeiro de 1989 tem início o Projeto Constituição de um Arquivo Histórico para a Fundação Oswaldo Cruz . Esta ação foi o marco para a constituição pela COC do seu Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), englobando não só a constituição de um arquivo em si, como também a formulação de uma política de gestão de documentos.
• Gestores
- Ana Roberta de Souza Tertaglia (2021-atual)
- Regina Marques (2019-2021)
- Aline Lopes Lacerda (2015)
- Maria da Conceição Castro (2011)
- Verônica Brito (2009)
- Laurinda Maciel (2007)
- Ana Luce Girão (2003)
- Paulo Elian dos Santos
- Fernando Antônio Pires-Alves
- Carlos Fidélis Pontes
- Fernando Sérgio Dumas dos Santos
- Fernando Antônio Pires-Alves
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
• Regimentos
• Marcos institucionais
-
2013: Em 2013 a COC elaborou o documento intitulado Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz . Nesta publicação os princípios, diretrizes e orientações são estabelecidos, bem como seu desdobramento em programas de preservação e gestão articulados. Atualmente três deles já estão sendo aplicados: Programa de incorporação, Programa de tratamento técnico de acervos e Programa de conservação e restauração.
-
2009: Constituição em portaria da presidência Fiocruz do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz Sigda/Fiocruz
-
2007: Em 2007, o Arquivo Oswaldo Cruz passou a integrar o registro do Programa Memória do Mundo da Unesco
-
2007: A partir de 2007, o DAD passa a contar com dois Serviços e uma Seção:
. Serviço de Gestão de Documentos (SGD), que engloba as ações de implantação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGDA), a formulação de políticas e diretrizes, estas vinculadas à Fiocruz, bem como promove a capacitação e formação de recursos humanos na área;
. Serviço de Arquivo Histórico (SAH), onde se encontra o acervo audiovisual;
. e a Seção de Conservação de Documentos (SCD) com objetivo de realizar a conservação de documentos e pequenas restaurações de documentos permanentes, textuais e bibliográficos -
1995: Em 1995 foi criado o Sistema de Gestão de Documentos (SIGDA) , responsável por estabelecer a padronização das atividades arquivísticas na Fiocruz, que foi institucionalizado em 2009.
-
1989: Em janeiro de 1989 tem início o Projeto Constituição de um Arquivo Histórico para a Fundação Oswaldo Cruz . Esta ação foi o marco para a constituição pela COC do seu Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), englobando não só a constituição de um arquivo em si, como também a formulação de uma política de gestão de documentos.
Os projetos de história oral ‘Memória de Manguinhos: Constituição de Acervo de Depoimentos Orais sobre a História da Fundação Oswaldo Cruz e das Práticas de Saúde Pública’ e ‘Memória da Assistência Médica da Previdência Social’ são considerados como núcleo formador deste acervo do DAD.
A COC teve seu regimento interno aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz pelo Ato da Presidência nº 133, de 16 de agosto de 1989 e, neste mesmo regimento, é criado como órgão executivo o Departamento de Arquivo e Documentação, que passa a contar com áreas específicas para o tratamento da documentação.
Outros marcos do departamento:
- Projeto Negativos de vidro
- Processo automação bibliotecas
- Memória Fotográfica COC
- Projeto Historia Administrativa
- Saída do Serviço de Gestão da Informação do Departamento de Arquivo
• Estrutura organizacional
Área de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de documentação associada
• Fontes utilizadas
Existência e localização de cópias
• Outras fontes de informação
Área de notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Assunto
Local
Ponto de acesso - nome
- Aline Lopes de Lacerda (Assunto)
- Ana Roberta de Souza Tartaglia (Assunto)
- Regina Celie Simões Marques (Assunto)
- Maria da Conceição Castro (Assunto)
- Veronica Martins de Brito (Assunto)
- Laurinda Rosa Maciel (Assunto)
- Paulo Roberto Elian dos Santos (Assunto)
- Fernando Antônio Pires-Alves (Assunto)
- Fernando Sérgio Dumas dos Santos (Assunto)
- Ana Luce Girão Soares de Lima (Assunto)